Pular para o conteúdo principal

Psicoterapia e felicidade

Você já percebeu como muitas pessoas sofrem quando se deparam com fortes frustrações. Ninguém concorda, a princípio, com a ideia de que perder seja algo bom.
O processo da perda acompanha o ser humano em todos os instantes da vida. Seja em nível fisiológico, social, afetivo ou existencial, essa é uma realidade que o indivíduo precisa aprender a reelaborar em todo o momento, como se fosse uma ordem ou imposição da própria natureza.
A necessidade de se reposicionar diante dos problemas que não se escolheu sofrer faz parte do desafio. O corpo que envelhece e não responde mais aos desejos da mente, que, por sua vez, parece estar mais ávida de vida, de paixões e de experiências prazerosas. O corpo que adoece de uma hora para a outra, atrapalhando uma série de projetos e objetivos que ainda precisavam ser alcançados. Os acidentes que assaltam o indivíduo sem explicação aparente, causados, muitas vezes, pela negligência e irresponsabilidade dos outros, ou, simplesmente, causados por situações gratuitas ao sabor do acaso.
Os cabelos que caem, a vista que embaça, o coração que descompassa, o pulmão que anuncia a falta, de ar. 
Toda a dinâmica da vida parece romper a saúde mental!
A cada nova fase que se vive, a exigência de continuar, de se fortalecer e de não desistir se coloca como meta difícil de ser alcançada e mantida. É importante perceber, todavia, que quando as frustrações se tornam insuportáveis, a pessoa consegue acessar a força que tem para mudar a sua história. Através da psicoterapia com a Psicanálise ou com a Hipnose Clínica, a pessoa consegue compreender e remover os obstáculos inconscientes que persistem em mantê-la enfraquecida diante das perdas e das frustrações diárias, conduzindo a sua vida para momentos mais felizes.

Comentários