Pular para o conteúdo principal

Sobre Platão - A República - Livro II - Glauco e o elogio à injustiça

O Livro II da República de Platão inicia com Glauco classificando três espécies de bens: (1) os que buscamos sem desejar as suas consequências, mas apenas a satisfação de si mesmos, como as alegrias e os prazeres inofensivos; (2) os prazeres que buscamos por si mesmos e por suas consequências, como a visão, a saúde e o bom senso; (3) e os bens que não os buscamos por eles mesmos, mas pelas vantagens que proporcionam, como, por exemplo, a ginástica, a cura de uma doença, o exercício da arte médica ou de outra profissão lucrativa (exemplos do Platão). Em seguida, Glauco questiona Sócrates em qual dessas três espécies de bens ele colocaria a justiça. Sócrates crê ser a justiça pertencente à espécie (2) mais bela para se alcançar a felicidade: à espécie onde buscamos os bens por si mesmos e por suas consequências. Já Glauco diz que a opinião da maioria das pessoas é que a justiça pertença à espécie (3) dos bens penosos que apenas são cultivados pelas recompensas que trazem.

Em vista disto, Glauco pede para Sócrates realizar um elogio à justiça, considerando-a como um bem em si mesmo sem considerar as consequências boas que ela proporciona (1); Glauco provoca Sócrates elaborando uma estratégia que visa apresentar o que comumente se entende por justiça e sua origem; depois procura demonstrar que quem pratica a justiça não a pratica por considerá-la um bem, mas por que certa necessidade o obriga a fazê-lo – uma vez que a vida do homem injusto é superior à do homem justo; em suma, Glauco se aplica em elogiar a injustiça na esperança que a partir de tal elogio Sócrates empreenda uma censura à injustiça e um elogio à justiça. Vamos ao discurso:

Tudo se passa, segundo Glauco, como se uns procurassem prevalecer sobre os outros, sendo este o bem individual naturalmente procurado por todos. Neste sentido, cometer a injustiça é bom e sofrê-la é mau; mas é pior o mal por sofrê-la do que o bem por cometê-la. Se uma pessoa pudesse causar injustiça sem sofrê-la, jamais se absteria de fazê-la. Mas se alguns fossem impedidos de causarem injustiças, ou se, ao mesmo tempo, a causassem e a sofressem, procurariam, então, entenderem-se a partir de leis e convenções que reduziriam o bem individual ao respeito da igualdade, de tal forma que a força e as leis garantiriam o que é justo por acordo mútuo. A justiça é apreciada, desta maneira, não como um bem em si mesmo, mas como uma solução viável quando alguém se torna impotente para causar a injustiça ou se prevenir de sofrê-la. Basta prover o justo e o injusto de um poder total para fazerem o que quiserem que logo se perceberá ambos buscando os mesmo objetivos já prescritos em sua natureza: prevalecer sobre todos os demais o máximo que se puder. Só um homem que não tivesse tal possibilidade é que desejaria, contra sua vontade própria, afiliar-se ao pacto da justiça.

Percebe-se, no entendimento de Glauco, que ao confrontar a vida do justo com à do injusto, este terá uma vida bem melhor que aquele. Glauco pede que se conceda ao injusto a mais perfeita injustiça e a mais perfeita aparência de justiça, enquanto ao justo se conceda o contrário: a mais perfeita justiça com a mais perfeita aparência de injustiça. O resultado é claro: ao homem injusto com aparência de justo, glórias; ao homem justo com aparência de injusto, crucificação.
__________________________________________________________________________________
PLATÃO. A República de Platão; tradução de Enrico Corvisieri. Nova Cultural, São Paulo: 1999.

Comentários

  1. Texto muito bom! Pega os pontos legais desse livro!

    ResponderExcluir
  2. Poderia me responder qual mensagem o livro quer passar, qual o seu princípio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nickole.

      Faz tempo que li A República de Platão. Parece-me, pelo que lembro, que o livro II está inserido numa progressão argumentativa, que partiu do tema sobre a Justiça (livro I). Há a questão de se saber o que é a justiça, qual a sua origem e qual a sua finalidade. A resposta a essa pergunta somente ocorrerá no livro IV. Sendo assim, a mensagem que o livro II da República parece passar é a da construção ideal da cidade perfeita, para que se possa verificar, em seguida (livro IV), o que é a Justiça dentro da cidade e se o homem justo é mais feliz que o homem injusto.

      Espero ter compreendido a sua questão e ter te incentivado, de algum modo, a ler o livro e chegar na sua conclusão.

      Estou à disposição.

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário, me ajudou muito em meu trabalho.

      Excluir
  3. poderia me proporcionar perguntas sobre o livro || com suas devidas respostas? pra hoje! por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa. Não tenho perguntas prontas. Também não me lembro bem sobre os detalhes do livro, pois faz tempo que o li. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário