Pular para o conteúdo principal

Seria a justiça de Deus contraditória, segundo Platão?

Polemarco assume a tese, atribuída ao poeta Simônides, sobre a natureza da justiça ser devolver o que se deve, sendo o bem ao amigo e o mal ao inimigo. Embora eu não seja um leitor da bíblia sagrada dos cristãos, minha experiência em sala de aula contribui para alguns devaneios. Se imaginarmos que os propósitos de Deus são legitimados por sua lei, e que sua lei é expressão da sua vontade, então podemos concluir, junto com Polemarco, que se formos amigos do propósito de Deus receberemos como recompensa o bem (paraíso eterno); ao contrário, se formos inimigos do seu propósito, então teremos aquilo que merecemos: o mal (inferno eterno).

"Na verdade, há recompensa para o justo" (Salmos 58.11) 
"Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome" (Hebreus 6.10)


Segundo alguns estudiosos bíblicos, Deus é todo perfeito, onipresente, onisciente e onipotente. É preciso que se entenda a questão do seguinte modo: Deus não fez o mal, mas este surgiu com Lúcifer quando se rebelou contra Deus; portanto, o mal está separado de Deus. Se Deus não tivesse o poder de destruir o mal, então teríamos que conceber que o poder de Deus é limitado, uma vez que acabaria onde começaria o do Diabo. Não é isto que se lê nas escrituras. Deus permite que o mal exista por que possui um propósito para isto. Imaginando que uma pessoa, durante sua vida, deposite mais bem do que mal em sua justa balança, torna-se provável que se tenha como recompensa o paraíso, já que se tornou mais amiga de Deus do que inimiga. Entretanto, existem certas interpretações, por parte de alguns seguimentos, que acreditam que se uma pessoa foi inimiga de Deus durante sua vida, mas no último momento ela se arrepender de tudo que fizera, portanto, deixar da condição de inimiga e passar à condição de amiga, ela também receba o que é justo neste caso: a salvação. Mas, em todas estas situações, aquelas pessoas que negaram o Espírito Santo e que se mantiveram inimigas do propósito de Deus serão punidas com a justiça divina: receberão o inferno eterno.     

"Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados" (Romanos 2:12).
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).

A essência de Deus é a bondade e a justiça. E aqui os problemas lógicos começam a aparecer. Se Deus é inteiramente bom e justo, e sua justiça significa recompensar os bons e punir os maus, torna-se necessário compreender que o inferno eterno não foi criado por Deus, mas será mantido por ele, uma vez que até o Diabo terá que sofrer sua punição:

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:41).

Se Deus mantiver o inferno eternamente, então precisaremos aceitar, com o raciocínio platônico, que Deus todo inteiro bondade sustentará a existência eterna do mau. Em outros termos, da ação divina de um Deus bom, o mau será mantido. Se pensarmos como Sócrates, que ao calor não é dado esfriar, ao árido não é dado umedecer e do ato honesto não é dado a geração da desonestidade, então teremos que concluir que do bem não pode advir o mal e que a ideia de um inferno sustentado por Deus se torna contraditória: ou Deus não é inteiramente bondade, ou o inferno terá que morrer um dia, passando apenas a existir o bem eterno: o paraíso.

Reitero ao leitor que não sou estudioso bíblico e que estou aguardando comentários que procurem demonstrar que estas incompreensões lógicas são apenas frutos da minha ignorância. 

Comentários

  1. Eu também, tenho uma certa dificuldade de entender estes conceitos Tiago, no entanto, o que se percebe é que, Deus aponta a salvação, mas que nós enquanto seres humanos somos dotados de livre arbitrio, ou seja, nós temos a ¨liberdade¨de fazer o que acharmos melhor para a nossa vida... No entanto seremos reféns das consequências que esta liberdade nos proporciona, ou seja, uma condenação eterna...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Almir! Parece-me ser esta a compreensão presente na Bíblia.

      Quando fazemos escolhas em vida, necessariamente temos que arcar com a responsbilidade de tais atos. Mas um ato "errado" no presente sempre poderá ser superado por um ato "correto" no futuro, e nesta engrenagem a vida humana se tece. Segundo a Bíblia, parece-me que haverá um dia em que todos serão convocados para um julgamento, e dali sairá alguns humanos para uma condenação eterna. Por mais que um humano cometa erros, e mereça ser punido, não seria a eternidade uma punição maior do que o erro cometido? Deus sustentaria um mal eterno no seio de sua bondade? A incompreensão continua...

      Excluir
  2. vou postar nas palavras de Um Famoso Cientifico:
    Alemanha – Inicio do século 20

    Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
    “Deus criou tudo o que existe?”

    Um aluno respondeu com grande certeza:
    -Sim, Ele criou!

    -Deus criou tudo?
    Perguntou novamente o professor.

    -Sim senhor, respondeu o jovem.

    O professor indagou:
    -Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

    O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

    Outro estudante levantou a mão e disse:
    -Posso fazer uma pergunta, professor?
    -Lógico, foi a resposta do professor.

    O jovem ficou de pé e perguntou:
    -Professor, o frio existe?
    -Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
    Com uma certa imponência rapaz respondeu:
    -De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

    -E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
    O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

    O estudante respondeu:
    -Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

    Continuou:
    -Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
    Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

    Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
    -Senhor, o mal existe?

    Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
    -Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
    Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
    -O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

    Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
    permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

    E ele respondeu:

    ALBERT EINSTEIN, senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy,

      Primeiramente gostaria de opinar a respeito da atitude do colega descrito acima: um professor que "se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo", e que baseou sua conclusão naquele simples raciocínio, não merece mesmo muito crédito. Se o raciocínio dele estiver correto, o máximo que se pode logicamente concluir é que Deus é ao mesmo tempo bom e mau, e que a fé tem que vir acompanhada de uma série de rituais e oferendas para despertar seu gracejo.

      Compreendo o raciocínio do aluno da seguinte maneira: se o frio é uma definição por ausência de energia, o calor também será uma definição, só que por presença de energia; se "energia" também for uma definição, então poderá ser medida por sua presença ou ausência em um corpo. Por sua vez, um corpo, que também é uma definição, será medido quanto a sua reação e inércia pelo critério de outra definição: a da energia. Um corpo reagirá e não será inerte se a energia estiver presente; caso ela esteja ausente, então o corpo será inerte e sem reação, mas ainda assim será um corpo. Veja que o frio existe na mesma medida do calor.

      Entendo que a questão está colocada quanto à medida do frio, do escuro e do mal. Sem seu oposto não se tem uma referência para medí-los. Mas veja que pela própria definição apresentada, o calor também não existe, já que este só é medido pela presença da energia nesta ou naquela intensidade.

      Se transpormos a questão para o bem e o mal, então ambos serão medidos pela presença ou ausência de Deus, segundo aquele raciocício. Mas cairíamos em outra contradição, pois, pelo que me consta, Deus seria entendido como onipresente, isto é, presente ao todo, logo, se Deus é inteiramente bom, não haveria um lugar sequer que o mal existiria.

      De qualquer maneira o texto é bem curioso, embora tenha certeza que a genialidade do Einstein não esteja nesta simples resposta a seu professor.

      Excluir
  3. Olá Tiago,
    Faço uma colocação aqui baseado nesse texto fiquei um pouco preocupada ,meu entendimento não vai além do seu espero que voce entenda..
    DEUS CRIOU O MAL?
    Isaias 45:7
    "Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal; Eu o Senhor , faço todas essas coisas."O texto citado faz parte de uma profecia dada por Deus ao profeta da época Isaías texto.Deus mostra o seu poder e a sua soberania, nada acontece sem a Sua permissão e em tudo Ele tem um propósito abençoador mesmo em meio ao mal. O Senhor reina em qualquer situação. Muitas vezes nas Escrituras vemos Deus fazendo uso das situações contrárias, ou permitindo o mal para no final obter a justiça e mostrar o seu amor e bondade. Isto absolutamente evidencia que Deus tenha criado o mal.
    O Problema do Mal
    A ciência que trata de "problemas" é a filosofia a filosofia seria exatamente dar luz a problemas, para que haja respostas aos questionamentos do ser que pensa. A filosofia trata do problema do mal através da lógica, entretanto, não é simplesmente uma questão de pesar as provas positivas contra as provas negativas da bondade de Deus no mundo ou em seu plano divino. O problema do mal é um desafio muito mais sério para a fé cristã na humanidade.David Hume, filósofo escocês do século XVIII, endagou, dizendo: " Se Deus quer evitar o mal, mas não é capaz disso, então Ele é impotente. Se Ele é capaz, mas não quer evitá-lo, então Ele é malévolo. Se Ele é capaz de evitá-lo, como se explica o mal?" Apesar de não sermos capazes de entender porque Adão e Eva teve um paraíso só pra eles no principio da criação porem escolheram? O pecado ,e todas as misérias entraram neste mundo por meio da primeira transgressão deles, eles não confiaram na completa bondade de Deus o ser soberano não pôs o mal entre eles . Assim como os descrentes que se recusam a aceitar a bondade de Deus ,cria em seu mundo um Deus carrasco. Quando aceitamos a bondade de Deus, solucionamos o problema do mal, quando não aceitamos passamos a fazer parte do problema. justiça e bondade de Deus ficam além dos desafios a compreensão humana.Conclui-se que o problema do mal não é uma dificuldade lógica, se Deus tem uma razão moral suficientemente para o mal existir, como a Bíblia ensina, então, a Sua bondade e poder não podem ser contestados,ele é soberano o homem não tem acesso aos segredos divino O mal não é uma obra ou substância , antes é a falta ou a privação de algo bom que Deus fez.O mal é a corrupção das substâncias boas que Deus criou e não uma criação Dele.Porque Deus na Sua Onipotência não Destrói o Mal?Deus não pode destruir literalmente todo o mal sem aniquilar o livre-arbítrio.A única maneira de destruir o mal seria destruindo o bem do livre-arbítrio o ser. Porém todos os acontecimentos e fatos, sejam eles bons ou maus, estão colaborando através do plano de Deus, para que em breve Deus derrote o mal preservando o livre-arbítrio.

    ResponderExcluir
  4. Olha o espaço é pouco me descupe tive que postar duas vezes!!
    Livre-arbítrio
    Expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.Livre-arbítrio tem sido definido, como a capacidade dada ao homem, por ocasião de sua criação, para escolher entre o bem e o mal, entre agradar a Deus ou desobedecê-Lo. Seria o “livre poder de eleger o bem ou o mal”.Nenhum sistema moral será possível a menos que o indivíduo criado ou a critura seja considerado responsável pelas suas ações ou decisões. O Eterno plano de salvação, traçado por Deus, por intermédio de Cristo era um propóstito divino para a humanidade.
    Eternamente inferno
    Na minha concepção Tenho certeza que o inferno é aqui mesmo,pois todas as coisas ruins acontecem aqui..o inferno existe e ele esta bem próximo.Um amigo disse que Deus expulsou satanás então do céu e ele passa a viver sobre as extremidades da terra acredito que no juízo final essa terra será destruída todos pagarão o preço de suas escolhas. As Escrituras Sagradas nos informa que não há consciência na morte, portanto, pensamentos e sentimentos inexistem,Você não vai para o inferno, simplesmente porque não existe um lugar que queima dia e noite chamado de inferno eterno vai prestar conta da sua desobediência(...)No juízo final, haverá O FOGO ETERNO, porque fogo eterno? porque é um fogo de iniciativa divina, entretanto, este fogo queimará Satanás e seus anjos , serão queimados também os perdidos(pessoas corruptas ,injustas adulteras .pecadores etc..), que rejeitaram o convite de Deus para o arrependimento., o fogo queimará os elementos apenas o suficiente para que morram, pois, Deus, não é masoquista e não tem prazer na morte de ninguém(isso minha saudosa mãe vivia flando).. Mesmo porque, não há mais o que queimar eternamente, queimar o que?a alma?isso vai sumir(minha teoria)"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt 10:28) >>Significado de Perecer:. Ter fim, deixar de existir; morrer.Cair em ruína, em decadência.
    Então, quando Apocalipse 21:1 se refere aos Novos Céus, está provavelmente indicando que todo o universo será criado, uma Nova Terra, novos céus, um novo espaço sideral. Parece que o “Céu” de Deus será recriado também, para que seja dado um “novo começo” a tudo no universo, seja físico ou espiritual. Teremos acesso aos Novos Céus na eternidade? Possivelmente... mas teremos que esperar para descobrir! Que possamos permitir que a Palavra de Deus molde nosso entendimento sobre o Céu!O céu é eterno ,o inferno não quero ficar aqui pra ver.

    Poor Lucy.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Lucy,

      Você escreveu que "o homem não tem acesso aos segredos divino".
      Então não sei por que se perde tanto tempo falando sobre assuntos dos quais não se tem e nem se terá compreensão, por se tratar de um assunto secreto. Mas, sabe, estive pensando na possibilidade de Deus existir, e de realmente haver um momento decisivo no qual o ser humano haverá de tomar a última decisão sobre seu destino eterno. Sabe qual penso ser a maior decisão: se perdoaremos Deus ou não por ter sido tão imperfeito...

      Excluir
  5. Quando me referi que o homem não tem acesso aos segredos divino fui desprovida de sabedoria,na concepçao biblica existem possibilidade sim desde que a pessoa esteja preparada e tenha uma crença no todo poderoso
    Tudo que Ele faz tem um começo, meio e fim e creio que seus mistérios são assim também. É óbvio que nem sempre Ele irá revelar a todos, mas em Mt 13:11 Jesus disse: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus... logo, se buscarmos a sua Face com FÉ, com humildade, temor e tremor poderemos ter oportunidade de achar graça aos seus olhos e, termos o privilégio de conhecer seus mistérios e /ou "segredos".Não não diga que perdemos tempo, não quero levar e nem dar alfinetadas sem compreensão quero tirar duvidas e aprender, eu sou pequena nessa imensidão quero saber tanto sobre Deus como tambem o mundo de platão.Agora sobre perdoar a Deus isso é um particular de cada um,de forma alguma vejo imperfeição num ser perfeito só sei que Deus não precisa de nosso perdão nós sim prescisamos do perdão dele todos os dias(...)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Lucy,

      Parece-me ser mesmo uma questão de fé...
      É isso mesmo, "vivendo e aprendendo".

      Abraços!

      Excluir
  6. Bom dia, Dr. Tiago....feliz em ler seu texto. Olha, na minha simplicidade, gostaria de comentar. Eu acredito que a condenação eterna em virtude das consequências que devemos assumir decorrentes do nosso livre arbítrio, não existe, justamente porque a bondade de Deus é tal e tanta, que nos proporciona uma forma de repararmos nossos erros. Eu sou simpatizante da doutrina kardecista, estudei alguma coisa alguns anos, e sempre consegui perceber como Deus é justo não condenando eternamente ninguém pelos seus erros...a todos sempre lhe é dada uma nova chance. Eu acredito também na reencarnação. Aproveitando, ontem dia 05, foi aniversário de Allan kardec. Grande abraço, Dr. Tiago...minha admiração ETERNA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentíssima MHeL!

      Parece-me que a doutrina espírita compreende a Bíblia de uma maneira diferente. Os espíritas tendem a compreender a existência por meio do critério da evolução. O Antigo Testamento seria uma revelação divina para uma determinada fase do ser humano; o Novo Testamento seria outra revelação para uma segunda fase mais evoluída da humanidade; e o espiritismo seria uma terceira revelação nessa linha evolutiva. Isto explica por que os espíritas não aceitam o Antigo Testamento "ao pé da letra", e por que são compreensíveis com as contradições presentes nas "escrituras sagradas". Mas se há algo que me deixa perplexo é esta compreensão de evolução. O que faz os espíritas pensarem que estamos evoluindo? Em qual evidência posso me apoiar para acreditar que o homem de hoje é melhor que o de ontem?

      Excluir
    2. Não há evidencias nas quais possa apoiar-se, são todas questões de fé e crenças. Os estudiosos do assunto buscam sempre por "provas" de suas crenças, cada qual defendendo a sua e propagam-as como verdades absolutas e provadas, cujas provas se estudadas acabam desbancadas ou pior, percebe-se que apoiam-se mais na fé que em coisas concretas como prometido implicita ou explicitamente.

      Excluir

Postar um comentário