Pular para o conteúdo principal

Diabo a quatro

Esta noite sonhei que o diabo se disfarçava de aluno
Incrivelmente ele estava lá, como adolescente, velho e adulto
Havia uma cena interessante
34 estudantes prestando atenção no assunto
Apenas ele, na última carteira,
Cabeceando e rindo ironicamente de tudo

Não! Ele não compreendia o nada...

Lembro-me do seu olhar
Da maneira como mudava do agressivo para o sarcasmo
Da maneira como ao extremo me provocava o tom do gargalho.

Inexplicavelmente ele preferia os mais jovens

Em todas as turmas ele estava presente
Preferia os mais inseguros e descontentes
Fazia-se de vítima com aquela voz estridente

Brigava comigo sem nem entender o assunto
Esbravejava contra o mundo só pra me ver mudo
Argumentava capciosamente como ardiloso astuto
Só queria, no fundo, me deixar puto!

Havia momentos em que o via quieto
Apenas me observando, apenas me entreolhando
Deixando-me “livre” no meu próprio silêncio

Ele sabia que até comigo mesmo eu o sentiria
Mais profundo que qualquer outro imundo
Mais perturbador que qualquer outro senhor

Sim! Não era um sonho... Era um pesadelo!

Comentários

  1. Isso é pertubador caro Tiago,
    Sonhar com diabo em forma de gente ,será que você está com medo de alguma coisa na vida real e precisa ser confrontado...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Lucy Sousa!!!

      Acredito que este sonho tenha sim suas motivações. Dentre elas acredito que haja o medo...
      Sinto-me, por vezes, ameaçado em meu trabalho. Enquanto estou trabalhando procuro fazer o melhor possível, o melhor que posso quanto ao exercício do magistério. Por mais que deposite enorme confiança na utilidade, atualidade e beleza da Filosofia, e que imagino poder transmitir estas qualidades aos alunos, tornando-os acessíveis a esta dimensão da cultura, percebo constantemente que existem certos hábitos, dos quais alguns alunos participam, que não os permitem compreender as boas intenções que nutro. Tais hábitos inspiram agressividades que transcendem a esfera das ideias, sendo mesmo possível se presentificarem ao nível de uma agreção física e/ou verbal. Quando se trata de uma disciplina tão questionadora quanto a Filosofia, os níveis emocionais tendem a se manifestarem com mais ênfase.

      Estas dificuldades estão presentes não só no magistério, mas em muitas outras profissões. O que se pode perceber constantemente é que no fundo de tais atitudes estão presentes atitudes conservadoras e dogmáticas que impede de se aceitar o diferente, mesmo que o diferente esteja apenas no nível ideal e não fático.

      De qualquer maneira, sinto-me privilegiado diante da enorme dificuldade que nossos colegas professores encontram em seus trabalhos. Uma colega me confessou, recentemente, que foi ameaçada por que era a única professora do colégio que explicava a matéria. Veja a situação inversa a que chegamos.

      Então minha resposta é sim e não, pois estou com medo na vigília e não preciso de mais confronto neste sentido.

      Abraços

      Excluir


  2. Se um poeta consegue expressar a sua infelicidade com toda a felicidade, como é que poderá ser infeliz? (Mário Quintana)

    ResponderExcluir
  3. Errata: onde se lê "agreção", leia-se agressão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário