Pular para o conteúdo principal

A caverna absoluta

O filósofo pré-socrático Xenófanes (+ ou - 580 até 460 a. C.) foi o primeiro filósofo que separou o mundo em dois reinos: o da verdade e o das opiniões. Em seu fragmento nº 34, ele afirma que nenhum homem viu nem nunca verá a verdade, sendo seu único e legítimo reino o mundo das opiniões. É provável que Platão tenha pensado neste fragmento ao defender que os filósofos são os únicos capazes de se libertarem das opiniões e alcançarem a verdade. Mas no que se refere a Xenófanes, a única realidade que compõe o ser humano é o torpor dos limites.

segue abaixo o fragmento nº 34:

"Pois homem algum viu e não haverá quem possa ver a verdade acerca dos deuses e de todas as coisas das quais eu falo; pois mesmo se alguém conseguisse expressar-se com toda exatidão possível, ele próprio não se aperceberia disto. A opinião reina em tudo" (BORNHEIM, Gerd (org). Os filósofos pré-socráticos. Cultrix, São Paulo: 2007).

Comentários

  1. Tiago,
    ASHUAHSAUHSA' nossa, estou me sentindo na sala de aula...
    Sobre o fragmento: Mesmo que um homem fale a mais completa verdade, ainda que ele próprio não o saiba, todas as coisas estão envoltas em aparências.
    E, quanto ao Platão (*cara, eu super admiro ele), você está estabelecendo uma relação entre esse fragmento e o mito da caverna? em que ele descreve muito perfeitamente a condiçaõ da humanidade de tomar as condições que estão a nossa frente como sendo verdadeiras...? (sim, eu estudei o mito da caverna no 1° bimestre)
    ^^ gosteii

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Roberta. Admiro muito você gostar de Filosofia. Penso que você tem muito talento caso queira explorar essa área...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. talvez eu faça filosofia mesmo... vamos ver...

    ResponderExcluir
  4. Passei em filosofia na UEL!
    Naao teria conseguido sem vooc.. obrigadaa!
    Sobretudo por me incentivar!
    bjos
    :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta!

    Meus parabéns!
    Fico muito feliz por esta "nossa" vitória.
    A Filosofia precisa muito de pessoas como você, que faz da busca do conhecimento um dos sentidos da vida.

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Pois é.. essa sou eu.. kk Obrigada, de coração, vooc foi muito importante! bjos, e sucesso p vooc tbm, em tudo o que fizer!

    ResponderExcluir

Postar um comentário