Pular para o conteúdo principal

Psicanálise e a metáfora do copo

Imagine que cada pessoa seja como um copo; cada uma já nasce com certa dose de ansiedade lhe preenchendo. Umas estão naturalmente mais cheias que outras. Considere que essa dose inicial seja chamada de ansiedade natural, já que ela está presente naturalmente como forma de combustível para que a vida aconteça.
Imagine que em cada pessoa, principalmente nos 6 primeiros anos de sua vida, outra porção de ansiedade seja depositada, aumentando o nível inicial e preenchendo o copo quase que totalmente. Parte dessa dosagem é o resultado do contato que a criança tem com o mundo adulto. Considere que ela vivencie os desajustes, os valores e os conflitos do mundo adulto e da civilização, fazendo com que seu copo seja preenchido de mais ansiedade. Essa dose será chamada de ansiedade histórica.
Há um terceiro momento em que o copo é preenchido: trata-se das ansiedades adquiridas no dia a dia, como aquelas provenientes das humilhações sofridas no trabalho, das limitações da vida financeira, das dificuldades dos relacionamentos interpessoais, das transformações corporais, das derrotas no cotidiano etc. Quando essa dosagem é muito volumosa, o copo transborda. A porção que transborda é chamada de sintomas. Costuma-se dizer, quando isso acontece, que foi “a gota d’água”. Essa dose será chamada de ansiedade atual.
O que é a Psicanálise e para que ela serve?
A Psicanálise é uma forma de tratamento que procura alcançar a dimensão da ansiedade intermediária do copo, ou seja, a dimensão da ansiedade histórica. O psicanalista não dirá para a pessoa o que ela precisa fazer para remover as ansiedades atuais, adquiridas no dia a dia; ele a ajudará a perceber qual é a dose de ansiedade histórica que ela continua carregando em seu copo, de modo inconsciente, e como essa dose está comprometendo seus objetivos. A meta do tratamento é que a pessoa consiga eliminar uma porção de ansiedade desnecessária e que consiga se reequilibrar, sem que o copo transborde, com as três fontes de ansiedades que possui.
Em outras palavras, a Psicanálise procura remover parte das ansiedades históricas, provocadas pelos traumas sofridos durante o desenvolvimento da criança, proporcionando uma vida mais saudável para o adolescente ou o adulto.

Comentários